O porquê da escolha deste tema
Os primeiros socorros sao uma serie de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situaçoes de emergencia, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, ate a chegada de atendimento medico especializado.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são para atender vitimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, inêndios, afogamentos catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou para atender pessoas que passem mal: Ataque cardiaco, ataques epilépticos, convulsoes, etc...Escolhemos trabalhar sobre este tema pois é um assunto que se insere na nossa área de estudo, ciências e tecnologia, e é algo que pode ser útil a qualquer pessoa para ajudar a salvar vidas. Queríamos também ajudar a nossa escola, uma vez que esta não esta preparada com o devido equipamento no caso de ser necessário socorrer alguém (que tanto pode ser um aluno, como um professor ou um funcionário).
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são para atender vitimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, inêndios, afogamentos catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou para atender pessoas que passem mal: Ataque cardiaco, ataques epilépticos, convulsoes, etc...Escolhemos trabalhar sobre este tema pois é um assunto que se insere na nossa área de estudo, ciências e tecnologia, e é algo que pode ser útil a qualquer pessoa para ajudar a salvar vidas. Queríamos também ajudar a nossa escola, uma vez que esta não esta preparada com o devido equipamento no caso de ser necessário socorrer alguém (que tanto pode ser um aluno, como um professor ou um funcionário).
domingo, 24 de maio de 2009
Respostas às perguntas colocadas na caixa de dúvidas
Após algumas semanas e com a ajuda preciosa da enfermeira Elisa Santos, conseguimos terminar esta actividade. A nossa ideia inicial era expôr as respostas na escola, mas era preciso um espaço muito grande que não nos foi dado. Assim colocamos aqui as perguntas e respectivas respostas, grande parte dadas pela enfermeira Elisa Santos.
Saúde
1.“Qual é o tipo de cancro mais frequente em Portugal?”
Nas mulheres é o cancro da mama e nos homens é o cancro do recto e do cólon.
2.“Quando uma vitima se afoga o que devemos fazer para a meter de pé?”
A consequência primária do afogamento é a paragem respiratória. A paragem cardíaca é secundária.
Numa situação de afogamento devemos primeiramente verificar se a vitima respira e se tem batimentos cardíacos.
Se não respirar temos de chamar um socorro especializado – 112 – e depois iniciar as manobras de reanimação cardio-respiratória.
3.“Existe outra maneira para salvar uma pessoa sem ser respiração boca a boca?”
Sim existem instrumentos e aparelhos que se utilizam para insuflar ar nos pulmões, utilizados nos hospitais e por serviços de socorro especializado – INEM, nomeadamente máscaras faciais que se colocam sobre a boca e nariz e os insufladores manuais de balão vulgarmente conhecidos como “ambu”
4.“Como evitar doenças cardiovasculares?”
É possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares através da adopção de um estilo de vida mais saudável:
• Não fumar;
• Controlar regularmente a pressão arterial, o nível de açúcar e gorduras no sangue;
• Ter uma alimentação mais saudável, privilegiando o consumo de legumes, vegetais, fruta e cereais;
• Praticar exercício físico moderado com regularidade;
• A partir de uma determinada idade (50 anos para as mulheres e 40 anos para os homens) é aconselhável a realização de exames periódicos de saúde;
• A prevenção deve começar mais cedo para os indivíduos com história familiar de doença cardiovascular precoce ou morte súbita.
5.“Pode se ter uma overdose de álcool?”
Sim, o coma alcoólico é uma overdose de álcool.
6.“O que é a obesidade?”
A obesidade é uma acumulação excessiva de gordura no organismo para além da necessária. Sempre que houver ingestão de alimentos a mais para as necessidades do organismo, o excesso é armazenado sobre a forma de gordura. Estas gorduras vão-se acumulando no organismo provocando um aumento excessivo da sua massa corporal e portanto do peso. Devido a falta de exercício físico por parte das pessoas, e as facilidades que o homem moderno tem hoje em dia (carro, elevadores, escadas rolantes...) são factores que vão contribuir para o aumento de peso.
7.“Qual ou quais as doenças mais difíceis ou dolorosas de ter?”
Existem muitas doenças graves e dolorosas que provocam grande sofrimento físico e psicológico e situações de dependência na realização das actividades de vida diária. Cada pessoa reage de maneira diferente perante o sofrimento e perante as dificuldades.
As doenças crónicas e prolongadas parecem ser as que causam mais sofrimento e dependência, assim como as neoplasias, devido também aos tratamentos a que as pessoas estão sujeitas.
8.“A vacina do colo do útero é prejudicial á nossa saúde?”
A vacina contra o cancro do colo do útero previne o aparecimento de lesões cancerígenas provocadas por algumas estirpes do Papiloma Vírus Humano. Até agora não há evidências científicas de prejudicar a saúde.
9.“Quando se é anoréctica há possibilidades de recuperar?”
Sim é possível, desde que a pessoa em causa tenha os devidos acompanhamentos e queira contribuir para recuperar. A anorexia consiste fundamentalmente numa perturbação dos afectos e o acompanhamento psicológico é fundamental para o sucesso do tratamento.
10.“O que se deve fazer se assistirmos a uma pessoa a ter um ataque cardíaco?”, “O que se deve fazer em ataque cardíaco?”
Nos ataques cardíacos as pessoas sentem uma grande dor no peito, dor pré-cordial, que se estende para o ombro e para o braço esquerdo e também podem sentir falta de ar e ansiedade. Em primeiro lugar chamar um socorro especializado – 112. Colocar a pessoa na posição de sentada ou de semi-sentada com as costas e a cabeça bem apoiadas. Desapertar as roupas (cinto, calças, colarinhos e gravatas) para facilitar a respiração. Acalmar a pessoa falando sempre com voz clara e calma e informá-la de que já se chamou o INEM. Nunca deixar a pessoa sozinha.
11.“O que é a bulimia?”
A Bulimia é uma doença que consiste em episódios de ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas.
12.“O que se faz para se deixar de ser bolimico?”, “O que se faz para se deixar de ser bolimico?”
O tratamento envolve várias vertentes, como: Psicoterapia, aconselhamento dietético, e medicamentos.
13. “O que se deve fazer em caso de AVC?”
AVC significa Acidente Vascular Cerebral e as pessoas vítimas de AVC podem apresentar manifestações diversas consoante a área cerebral afectada. Podem estar conscientes ou com alterações da consciência que podem ir da confusão mental ao estado de coma. Podem apresentar alterações na sensibilidade e na mobilidade de um membro ou de um dos lados do corpo e alteração nos valores da tensão arterial e da frequência cardíaca.
Se a pessoa estiver consciente e sem alterações da função respiratória levá-la ao hospital.
Se estiver inconsciente, garantir a permeabilidade das vias respiratórias e colocar a vítima na Posição Lateral de Segurança. Chamar o 112.
14.“Como se faz respiração boca a boca?”
A respiração boca a boca é uma técnica que se aplica em pessoas que não respiram.
Recomenda-se a utilização de uma máscara de ventilação artificial, para evitar o contacto directo com a vítima. Os passos são os seguintes:
1. Colocar a vítima em decúbito dorsal (de costas)
2. Fazer a elevação da mandíbula e a hiperextensão da cabeça
3. Verificar a permeabilidade das vias aéreas e retirar possíveis corpos estranhos da boca da vítima (dentaduras soltas ou outros)
4. Apertar as narinas com o dedo polegar e o indicador de modo a que fique bem vedado
5. Inspirar profundamente e colocar os lábios á volta da boca da vitima, cobrindo-a totalmente, certificando-se que não há fugas de ar
6. Insuflar lentamente e por duas vezes consecutivas para o interior da boca da vitima, observando se há expansão torácica. Cada insuflação completa deve ter uma duração de 2 minutos.
7. Mantendo a cabeça em extensão e o queixo levantado, verificar se o ar sai e o tórax baixa
8. Repetir o procedimento até uma frequência de 10 a 12 insuflações por minutos, ou seja o intervalo entre as insuflações é de 4 a 5 segundos
9. Continuar com a técnica até a recuperação da vítima ou até a chegada de socorro especializado
15.“O que é que provoca o acne e como podemos evita-lo?”
Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros. Às vezes, os poros bloqueados infectam aparecendo bolhas cheias de pus.
Existem muitos produtos no mercado para tratar e prevenir o acne. Deve-se consultar um médico dermatologista para que ele nos recomende aquilo que é mais adequado para a nossa pele.
16.“Comer muitas laranjas de seguida faz mal á saúde?”
Comer muitas laranjas seguidas pode provocar uma indigestão e a pessoa sentir-se mal disposta.
17.“Com que idade se pode fazer dietas?”
As dietas de emagrecimento em qualquer idade devem ser sempre orientadas por um médico ou nutricionista. As dietas realizadas de qualquer maneira podem ser perigosas e afectar o estado de saúde. A melhor dieta que podemos fazer é restringirmos o consumo de alimentos hipercalóricos, como por exemplo os sumos e os refrigerantes com especial atenção para a coca-cola, batatas fritas, fast-food, comida pré feita (pizzas e lasanhas), bolos, molhos, bebidas alcoólicas e reduzir o sal. Podes ir ao Gabinete e Atendimento a Jovens e obter mais esclarecimentos.
18.“Porque é que o cancro aparece?”, “O que provoca o cancro?”, “O que é que provoca o cancro?”
O cancro surge quando as células normais se transformam em células cancerosas ou malignas. Isto é, adquirem a capacidade de se multiplicarem e invadirem os tecidos e outros órgãos.
A carcinogénese, o processo de transformação de uma célula normal em célula cancerosa, passa por diferentes fases. As substâncias responsáveis por esta transformação designam-se agentes carcinogéneos. São exemplos de carcinogéneos as radiações ultravioletas do sol, os agentes químicos do tabaco, etc.
Para que se desenvolva um cancro é necessário que, de forma cumulativa e continuada, se produzam alterações celulares durante um largo período de tempo, geralmente durante anos.
Como resultado, cresce o número de células que apresentam alterações de forma, tamanho e função e que possuem a capacidade de invadir outras partes do organismo.
19.“O que é a sida?”
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
20.“Quais são os perigos da obesidade?”
Os perigos da obesidade são: maior esforço para respirar, sobrecarga dos ossos e articulações, risco de cancro e outras doenças gerais, diabetes, doenças cardiovasculares.
21.“Com uma alimentação saudável podemos ter doenças graves na mesma?”
Com uma alimentação saudável prevines o aparecimento de muitas doenças graves, como por exemplo diversos tipos de cancro, como o cancro do cólon (intestino), a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial. No entanto há outros factores que podem influenciar o estado de saúde das pessoas como por exemplo a predisposição hereditária para certas doenças e os estilos de vida.
22.“Se convivermos com um fumador, e no entanto não fumarmos podemos apanhar cancro na garganta?”
O fumo inalado por um fumador passivo pode ser ainda mais prejudicial do que o fumo inalado por um fumador activo.
23.“Se so bebermos um ou dois copos por dia de agua estamos a cometer um erro que nos pode prejudicar?”
A água é fundamental para o organismo pois dela dependem muitas das funções reguladoras e metabólicas. O nosso organismo é constituído por 75% de água. Se beberes apenas um ou dois copos de água por dia não estás a fornecer ao teu organismo a quantidade mínima necessária para o seu bom funcionamento. Bebe 8 copos de água (150ml a 200ml cada um) por dia e podes fazê-lo de diversas formas: sumos naturais, chás ou infusões. Não te esqueças de comer frutos vegetais e sopa, pois são alimentos ricos em água.
24.“O que se faz quando um colega esta a sangrar muito do pescoço?”
Se é uma ferida simples, sem gravidade estanca-se a hemorragia com uma ligeira compressão, lava-se a ferida com água morna e sabão líquido neutro e põe-se um penso.
Se é uma ferida grave: ligar para o 112, colocar a pessoa semi-sentada, tentar fazer compressão directa para estancar a hemorragia, estar atento aos sinais de choque por perda de sangue, manter a pessoa aquecida e calma.
25.“Quando alguém se engasga e não consegue tirar o que esta na garganta o que devemos fazer?”
Numa situação de engasgamento em que há obstrução total ou parcial das vias aéreas faça o seguinte:
1. Colocar-se de lado e ligeiramente aras da vítima em posição de equilíbrio
2. Sustenha o tórax da vítima com uma mão e incline-a para a frente
3. Com a outra mão, aplique cinco pancadas secas com a região hipotenar da mão, entra as omoplatas (região interescapular)
4. Se o procedimento anterior não resultar, executar a compressão abdominal também chamada manobra de Heimlich. Manter-se por detrás da vitima e abraçá-la em redor da região epigástrica (entre o apêndice xifóide e o umbigo, na região do estômago)
5. Cerrar o punho sobre essa região e agarrá-lo com a outra mão
6. Executar 5 movimentos bruscos para dentro e para cima, com o objectivo de provocar uma súbita expulsão súbita de ar.
7. Se necessário repetir a sequência – pancadas interescapulares/compressões abdominais até que o corpo estranho saia.
8. Chamar o 112
26“O que devemos fazer quando um colega desmaia?”
Se nos apercebemos que uma pessoa se sente mal e vai desmaiar devemos sentá-la e colocar-lhe a cabeça entre as pernas, desapertar as roupas apertadas e mantê-la assim até recuperar. É importante tentar saber porquê que a pessoa se sentiu mal. Senão comeu, oferecer uma bebida com açúcar.
Se já desmaiou, manter a pessoa deitada de costas, colocar a cabeça em extensão e de lado e elevar as pernas ao nível do coração. Desapertar as roupas.
Após a recuperação, tentar perceber porquê que a pessoa desmaiou e proceder como foi descrito acima
Se a pessoa não recuperar do desmaio com os procedimentos acima descritos, colocar na posição Lateral de Segurança e chamar o 112
27.“Na escola há enfermaria?”
Não, o que eventualmente tem algumas semelhanças com enfermaria é o SASE, onde se encontram materiais para a prestação de primeiros socorros. Também às quartas-feiras, das 11h30 às 13h, a enfermeira Elisa Santos se desloca à nossa escola para que os alunos possam esclarecer algumas dúvidas.
28.“Qual o melhor desporto para a nossa idade?”
O desporto mais completo para qualquer idade é a natação, uma vez que permite trabalhar todas as partes do corpo.
29.“Os chocolates causam borbulhas?”
Existe a ideia de que os chocolates causam borbulhas e até agravam o acne e muitas pessoas afirmam ter essa experiência. No entanto, não há evidências científicas que confirmem essa relação entre as borbulhas e a ingestão de chocolate.
Alimentação
30.“O que é que podemos fazer para melhorar a nossa alimentação e o nosso estado físico?”; “Como é que podemos ter uma alimentação saudável?”
Devemos ter uma alimentação equilibrada e variada. Evitar os fritos, refrigerantes, e fast-food; e dar mais importância aos legumes e frutas. Para melhorar o estado físico devemos fazer exercício físico regularmente.
31.“O que acontece quando se como todos os dias carne?”
Se optares por comer todos os dias carne não estás a ter uma alimentação variada. Se puderes come peixe pelo menos 3 a 4 vezes por semana. O ideal era comeres uma refeição de carne e outra de peixe diariamente. A carne é mais rica em gorduras saturadas e em colesterol que não são benéficas para a tua saúde quando comidas em excesso. Estas gorduras são percursoras das doenças cardiovasculares e da hipertensão arterial. O peixe é rico em gordura polinsaturada, que é essencial ao organismo porque não a consegue sintetizar. O peixe é rico em ácidos gordos ómega 3 que têm uma função protectora do sistema cardiovascular e são fundamentais para o desenvolvimento do córtex cerebral e das capacidades cognitivas nas crianças.
32.“Qual é a razão dos vegetarianos não comerem carne ou peixe?”
Por opção…
33.“Qual a fruta mais completa?”
Existem muitos frutos no mundo, muitos dos quais desconhecemos. Não te sei dizer qual é a mais completa (em quê?). Todas as frutas são benéficas para a saúde e cada uma tem propriedades particulares que nós podemos utilizar: por exemplo as ameixas, o kiwi, as peras e as uvas são óptimas para regular o funcionamento do intestino. A melancia é rica em água e é por isso uma fruta de verão.
34.“A beterraba sabe a quê?”
Eu gosto muito de beterraba crua e ralada nas saladas ou então cozida (deve ser cozida com a casca, previamente bem lavada) e temperada com azeite e vinagre. Também há beterraba em conserva que é uma delícia. Experimenta para saberes ao que sabe que eu não consigo explicar-te. Boa sorte.
35.“Sou doida por chocolates, mas não engordo. Porquê?”
Deduzo pela tua pergunta que deves comer muitos, mas não engordas. Ainda bem, mas isso não vai durar para sempre. Provavelmente não engordas agora porque és jovem e consegues gastar toda essa energia açucarada no teu dia a dia. Não te esqueças de lavar os dentes depois de comer os chocolates.
36.“A salada faz bem?”
A salada não deve ser dispensada na nossa alimentação, é essencial e faz muito bem. É dos alimentos que se deve comer em maior quantidade.
37.“As empadas engordam mais que os pães com fiambre?”
Uma empada, de certeza absoluta que engorda mais que um pão com fiambre, principalmente se for de massa folhada. Os outros tipos de massa também são feitas com margarinas, ao contrário do pão que tem apenas água e farinha. Além disso, as empadas apresentam diversos recheios que também são muito ricos em gordura. A empada tal como outros salgadinhos é um alimento hipercalórico.
38.“Como é que se sabe que uma pessoa tem algum distúrbio alimentar?”
Os distúrbios alimentares mais conhecidos são a obesidade, a anorexia e a bulimia.
A obesidade caracteriza-se por um aumento excessivo de peso, devido a um aumento da gordura do organismo. A anorexia e a bulimia afectam sobretudo adolescentes do sexo feminino e têm como característica comum a perda e peso associada a uma progressiva mudança de comportamento. Estas duas doenças não são apenas distúrbios orgânicos, têm por base uma perturbação dos afectos, em que as adolescentes pensam que os outros não as apreciam pelo seu aspecto. Alguns dos sinais são: perda visível de peso, ideia errada do seu peso, constantes desculpas para não comer, pesagens constantes, isolamento social, perda da força muscular, menstruação irregular ou inexistente.
Se conheces alguém que aches que pode ter alguns destes problemas, não fiques indiferente, AJUDA-O. A anorexia e a bulimia podem levar á morte.
39.“Quantas peças de fruta devo comer por dia?”
3 a 5 peças
40.“Qual a comida mais saudável que se pode comer?”
È aquela que contiver representantes dos vários grupos da roda de alimentos nas devidas proporções de acordo com as instruções da roda dos alimentos. Podes tu criar esse alimento ou refeição. Mas podes repartir essa variedade pelas várias refeições de um dia. Não te esqueças da água e lembra-te que a sopa contém vários alimentos diferentes.
41.“Que tipos de dietas podemos fazer na nossa idade?”
Se não sofreres de obesidade, que significa um aumento do índice da massa corporal para se traduz por aumento de peso, a tua dieta é fazeres uma alimentação saudável, com moderação no consumo de: sal (sal adicionado na comida, aperitivos, batatas fritas de pacote, comida pré-feita) e açúcares (doces, bolos, cremes doces, refrigerantes, chocolates) e gorduras (margarinas a tua idade e que e manteigas, natas, molhos e carnes muito gordas e comida pré-feita ). Mas se tem dúvidas relativamente ao teu peso vai ao Gabinete de Atendimento a Jovens e fala com a enfermeira.
42.“Quantas vezes por dia se deve comer?”
Devem fazer-se 5 refeições por dia. Pequeno – Almoço, Almoço, Jantar, Lanche da manhã e lanche da tarde.
43.“Qual é o alimento com mais vitaminas de todo o mundo?”
Nenhum alimento é capaz de suprir sozinho todas as nossas necessidades de vitaminas. Mas, podemos dizer que, o alimento mais completo é o fígado de qualquer animal, pois é aquele que reúne um maior número de vitaminas.
44. “Os refeitórios proporcionam comida saudável?”
Infelizmente, constatou-se por um estudo realizado pela revista Pró-Teste a alguns refeitórios de escolas e universidades, que a maioria não proporcionava refeições saudáveis a os alunos e funcionários da escola, assim como punha em causa alguns procedimentos de segurança e higiene.
45.“O gás das bebidas faz mal?”
O gás que existe nas bebidas e águas chama-se dióxido de carbono e não faz mal, não é tóxico e pode ajudar em situações de enfartamento pois aumenta a acidez gástrica e acelera a digestão. No entanto, o consumo deste tipo de bebidas não é aconselhável a pessoas que sofrem de alguns problemas de estômago e de refluxo gastroesofágico.
Sexualidade
46.“Reparei que algumas raparigas da minha idade, que são gordinhas e os seus órgãos sexuais já começaram a trabalhar, como ter o primeiro período. Mas existem outros, como eu, que são mais magros e ainda nem sequer tem pelos nos sovacos. Porquê?”
As transformações do corpo que surgem na adolescência acontecem a todos os rapazes e a todas as raparigas, mas não necessariamente na mesma altura ou idade. Cada rapaz e cada rapariga tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e as mudanças no corpo acontecem na altura certa para cada um. Além disso, as raparigas são mais precoces que os rapazes, ou seja as transformações do corpo típicas da adolescência começam mais cedo nas raparigas do que nos rapazes.
47.“Devo usar dois preservativos ao mesmo tem no dia-a-dia?”
Não precisas de utilizar dois preservativos ao mesmo tempo, basta um, quer para prevenir uma gravidez, quer para prevenir uma doença sexualmente transmissível.
48.“Porque é que fazer sexo dá calor?”
Durante a excitação sexual e o orgasmo acontecem muitas alterações no organismo que não se limitam só ao aparelho sexual, tais como: aumento da frequência respiratória, da frequência cardíaca e da tensão arterial e aumento da temperatura corporal. Tanto no homem e na mulher o orgasmo faz-se acompanhar de uma grande sensação de calor e após uma sensação de relaxamento e bem-estar.
49.“Quando se leva no cu dói?”
A expressão que utilizaste “leva no cu” não é a mais correcta para utilizares neste contexto. É importante aprenderes que há expressões que podes utilizar em privado com os teus amigos, mas nunca num contexto de formação em que sabes que outras pessoas que tu não conheces vão ler. Não é adequado nem educado. O termo adequado é sexo anal.
É natural que o sexo anal seja doloroso, devido á anatomia do esfíncter anal.
50.“E possível serem transmitidas doenças usando o preservativo?”
Não. O preservativo é considerado como o melhor método para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Para ser eficaz, o preservativo deve ser usado correctamente. Existe uma resposta que explica como se deve usar o preservativo. Se quiseres mais informações vai ao GAJ (Gabinete de Atendimento a Jovens).
51.“A pílula deve ser tomada todos os dias?”
Sim, a partir do momento em que se começa a tomar a pílula deve ser tomada todos os dias, excepto no respectivo período de interrupção de uma semana.
52.“Como é que é o preservativo feminino?”
O preservativo feminino é uma bolsa de poliuretano de dezessete centímetros que se ajusta na vagina. É um método contraceptivo de barreira que protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Quando usado juntamente com espermicidas previne a gravidez não desejada.
53.“O tamanho do pénis importa na sexualidade?”
Não. Existe a ideia de que quanto maior é o pénis maior prazer se sente ou maior prazer se pode proporcionar á companheira. Isto não é verdade pelas seguintes razões: as diferenças de tamanho entre os pénis tendem a desaparecer quando estão em erecção, isto é, os grandes e os pequenos ficam praticamente do mesmo tamanho; na relação sexual coital a vagina adapta-se aos vários tamanhos; de acordo com estudo efectuado, as raparigas não dão importância ao tamanho do pénis dos rapazes, dão mais importância aos sentimentos e valores que os rapazes têm como por exemplo a sinceridade e a amizade, a meiguice e o sentido de humor. Não existe prtanto relação entre o tamanho do pénis e o prazer que se sente. Não nos devemos preocupar minimamente com isso.
54.“O que é a menopausa?”
A menopausa é o período da vida da mulher em que os ovários param de funcionar e deixam de produzir estrogéneos , o que faz com que a mulher deixe definitivamente de ter menstruação e de poder engravidar.
55.“A que idade devemos ter a nossa primeira relação?”, “A que idade se deve começar a actividade sexual?”
Não te posso dizer uma idade certa. A maioria das pessoas chama relação sexual á relação em que existe penetração do pénis na vagina: No entanto, há outras formas de expressar a sexualidade. A relação sexual é uma das formas de expressar a sexualidade e não há uma idade certa para as iniciar. Não é aconselhável cedo de mais porque os órgãos sexuais ainda não estão devidamente desenvolvidos e esta decisão depende sempre do grau de maturidade emocional da pessoa e se ela está devidamente informada das implicações e possíveis consequências de uma relação sexual. Se entre os teus amigos e amigas alguém já teve a sua primeira relação sexual, isso não significa que tu tenhas de fazer o mesmo. O importante é perceber que esse início depende sempre da vontade, da decisão de cada pessoa e da informação que lhe permita viver as relações sexuais e a sexualidade de um forma feliz, saudável e responsável
A decisão de iniciar as relações sexuais deve ser do casal, ambos devem querer fazê-lo, quando se sentirem preparados para tal e devidamente informados sobre as formas de prevenir uma gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis. Aconselha-se que os adolescentes antes de iniciarem a sua vida sexual recorram a uma consulta de adolescentes. Esta consulta existe no Centro de Saúde do Viso, todas as quartas-feiras,
Rua Batalha Viso, 46, 2900, Setúbal, Telef. 265 536 570. Se quiseres podes ir ao Gabinete de Atendimento a Jovens da tua escola e falar com a enfermeira para obteres mais informações.
56.“Sexo anal é seguro?”
As doenças sexualmente transmissíveis também se transmitem pela prática de sexo anal, por isso recomenda-se a utilização de preservativo quando realizada com parceiros que se desconhece o seu passado e estilos de vida.
57.“Quando é que começa a puberdade nos rapazes?”
Iniciam a sua puberdade por volta dos 10-12 anos
58. “Como se faz sexo?”, “Como é que se faz sexo?”
Todos os jovens e adultos sentem uma grande curiosidade pelo sexo e todos têm uma grande vontade de experimentar. Normalmente começa-se pelos beijos e as carícias. O sexo não é como tirar a carta de condução, isto é, não há uma idade certa para começar a ter relações sexuais. Essa opção é exclusivamente tua. Tudo depende do teu desejo, da tua segurança, dos teus sentimentos. Juntamente com o desejo surgem dúvidas e inseguranças, que podem provocar alguma ansiedade: será que vou conseguir? Vou fazer tudo bem? Será que ele(a) vai gostar? Vai doer? Que método anticoncepcional vamos usar? Não há uma resposta para estas dúvidas, pois as situações variam de pessoa para pessoa e a experiência ajudará a melhorar o que possa não ter sido tão bom. O melhor é partilhares as tuas dúvidas com o teu par, assim como o que sentes, desejas ou esperas que aconteça. Não te esqueças que a ternura, o afecto e a compreensão são essenciais numa relação: a relação sexual é um momento de afecto e não apenas uma união de corpos. Mais do que sexo deve-se fazer amor, verdadeiramente.
59.“O que é o clítoris?”
O clítoris é uma pequena saliência situado na junção dos dois pequenos lábios (na parte superior da vulva). Desempenha um papel importantíssimo na sexualidade feminina. Esta saliência torna-se duro e aumenta de volume durante a excitação sexual. É a estimulação do clítoris que provoca o orgasmo na mulher.
60.“O que é o ponto g?”, “O que é o ponto G?”
O ponto G ou ponto de Gräfenberg é uma pequena área na mulher atrás do osso púbico perto do canal da uretra e acessível através da parede anterior da vagina. Tendo assumido que uma zona erógena é aquela que quando estimulada conduz a elevados níveis de excitação sexuais e ao orgasmo.
61.“Devemos contar aos nossos pais a nossa vida sexual?”
Se te sentes á vontade para falar com os teus pais sobre alguns aspectos da tua vida sexual, acho que sim, Pode ser bom falar e partilhar alguns assuntos, aproxima as pessoas e gera-se um clima de maior confiança. Às vezes há assuntos ou situações que não sabemos muito bem como resolver e a visão de uma pessoa que já passou pelo mesmo pode ajudar.
Se não te sentes á vontade de falar com os teus pais, mas gostarias de o fazer, arranja oportunidades para lhes dizeres que gostarias de falar com eles sobre assuntos teus.
Os pais podem ser bons conselheiros.
62.“O que é o orgasmo?”
O orgasmo é a conclusão do ciclo de resposta sexual que corresponde ao momento de maior prazer sexual. Pode ser experimentado por ambos os sexos, dura apenas breves segundos e é sentido durante o ato sexual ou a masturbação causando uma intensa excitação das zonas erógenas genitais. O orgasmo pode ser detectado com a ejaculação na maioria das espécies de mamíferos masculinos.
63.“Pode se ter um orgasmo sem se estar a ter relações sexuais?”
Sim, o orgasmo pode acontecer sempre que existe excitação sexual, durante a masturbação ou até quando o adolescente está a dormir e tem uma ejaculação durante o sono – chamam-se os sonhos molhados.
64.“Porque é que durante as relações sexuais se tem orgasmos?”
O orgasmo é a conclusão da relação sexual e corresponde ao momento da libertação da tensão sexual acumulada e produz uma intensa sensação de prazer.
No entanto, nem sempre uma relação sexual conduz ao orgasmo, ou seja, pode-se ter relações sexuais e não se atingir o orgasmo. Se entendermos que existem várias formas de expressar a sexualidade e de obter prazer, duas pessoas podem estar juntas, trocarem carícias, descobrirem o corpo uma da outra sem atingirem o orgasmo. Tudo pode dar prazer e cada experiência é diferente de outras e igualmente agradável
65.“Os homens e as mulheres têm de usar preservativo?”, “Os homens e as mulheres têm os dois de usar preservativo?”
Numa relação sexual basta usar-se o preservativo masculino ou o preservativo feminino de acordo com a opção do casal. A utilização do preservativo é sempre pertinente para evitar uma gravidez não desejada ou as doenças sexualmente transmissíveis.
66.“O que é uma pivia?”
Em calão, pívia significa masturbação. Em Moçambique, pívia significa “sem préstimo”. Em Aveiro também existe uma comida chamada Pívia de bacalhau.
67.“Há cura para ejaculação precoce?”
A ejaculação precoce existe se o casal entende que não está satisfeito com o momento em que acontece a ejaculação e o orgasmo ou seja, se acontece cedo de mais para um dos parceiros. Podem existir causas orgânicas, mas na maior parte dos casos está associado á inexperiência, ao stress, á ansiedade. O tratamento pode passar pela toma de medicação e por vezes, pela intervenção psicoterapêutica e pela aprendizagem para retardar o momento do orgasmo.
68.“Quais são as consequências de tomar a pílula e as vantagens?”
A pílula previne a gravidez e a sua grande vantagem é apresentar uma eficácia de 99%, quando tomada correctamente. É fácil de utilizar, regula os ciclos menstruais, diminui o fluxo menstrual e diminui as dores. Previne o cancro do ovário e do endométrio e a doença fibroquística da mama. É um medicamento e por isso apresenta alguns efeitos secundários, devendo sempre ler-se a bula antes de tomar e sempre que houver dúvidas. Os efeitos secundários mais frequentes são dores de cabeça, incluindo enxaquecas, retenção de líquidos, alterações do peso (aumento ou diminuição). É importante saber que uma das contra-indicações da pílula é o tabaco. Pílula e tabaco não combinam.
69.“Com quantos anos é que os cães podem ter relações sexuais?”
Não faço a mínima ideia, mas um veterinário deverá saber…
70.“Como se usa o preservativo?”
O preservativo só é eficaz se utilizado correctamente. As regras correctas são as seguintes.
Verificar o prazo de validade e se a embalagem não está danificada
Abrir a embalagem com cuidado para não danificar o preservativo
Deve ser colocado com o pénis erecto
Deve ser retirado logo após a erecção
Com o pénis em erecção, segurar pela ponta do preservativo (reservatório) colocar na glande e desenrolar sobre o pénis (atenção a unhas ou pulseiras que possam romper o preservativo)
Depois da ejaculação deve-se retirar o preservativo, segurando-o pela base do pénis
Deve-se de seguida dar um nó de modo a que o esperma fique retido, e deitar fora em local apropriado, nunca para o chão!
71.“E melhor utilizar preservativo masculino ou feminino?”
Em Portugal o preservativo masculino tem sido mais utilizado, uma vez que o feminino não teve grande aceitação pelas mulheres. Agora está-se a tentar reintroduzi-lo novamente. Ambos são eficazes para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e quando associados a espermicidas (substâncias químicas que se introduzem na vagina e neutralizam os espermatozóides) previnem eficazmente uma gravidez não desejada. O casal é que deverá decidir qual dos dois se adapta melhor ás suas necessidades.
72.“Como se começa a ter relações sexuais?”
A maioria das pessoas chama relação sexual á relação em que existe penetração do pénis na vagina: No entanto, há outras formas de expressar a sexualidade. A relação sexual é uma das formas de expressar a sexualidade e não há uma idade certa para as iniciar. Não é aconselhável cedo de mais porque os órgãos sexuais ainda não estão devidamente desenvolvidos e esta decisão depende sempre do grau de maturidade emocional da pessoa e se ela está devidamente informada das implicações e possíveis consequências de uma relação sexual. Se entre os teus amigos e amigas alguém já teve a sua primeira relação sexual, isso não significa que tu tenhas de fazer o mesmo. O importante é perceber que esse início depende sempre da vontade, da decisão de cada pessoa e da informação que lhe permita viver as relações sexuais e a sexualidade de um forma feliz, saudável e responsável
A decisão de iniciar as relações sexuais deve ser do casal, ambos devem querer fazê-lo, quando se sentirem preparados para tal e devidamente informados sobre as formas de prevenir uma gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis. Aconselha-se que os adolescentes antes de iniciarem a sua vida sexual recorram a uma consulta de adolescentes. Esta consulta existe no Centro de Saúde do Viso, todas as quartas-feiras,
Rua Batalha Viso, 46, 2900, Setúbal, Telef. 265 536 570. Se quiseres podes ir ao Gabinete de Atendimento a Jovens da tua escola e falar com a enfermeira para obteres mais informações.
73. “O que é melhor? Um vibrador ou um dildou?”
Não faço a mínima ideia. Penso que deve ser uma opção pessoal, não achas?
74.“Fazer sexo dói?”
Existe a ideia generalizada de que a primeira relação sexual nas raparigas é dolorosa, porque são virgens, mas nem sempre é assim. A dor está relacionada com o facto de na primeira relação se estar menos descontraída e nervosa. A vagina é um canal elástico que se adapta á dimensão do pénis e a primeira relação não tem que ser dolorosa.
75.“O sexo é muito importante para a vida?”
A sexualidade está presente, embora de formas diferentes, ao longo de toda a nossa vida. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e por isso, influencia a nossa saúde física e mental. É a sexualidade que nos faz sentir homens ou mulheres (identidade sexual). A sexualidade permite a expressão física do amor e pode reforçar a relação amorosa. Permite ao homem e á mulher terem filhos. A sexualidade é responsável pelos desejos e pelo prazer que acompanham os pensamentos e as actividades sexuais. A sexualidade, integrada numa relação afectiva pode e deve ser vivida de uma forma responsável, partilhada, e em igualdade.
76.“E possível a masturbação tornar-se um vicio?”
Não, a masturbação pode ser mais frequente em determinadas fases da vida, como por exemplo, na adolescência, ou em alturas de maior stress. Todas as pessoas se masturbam, homens e mulheres, uns mais que outros e daí não vem problema nenhum para a saúde.
77.“Pode-se engravidar quando as raparigas não têm período?”
Se a rapariga nunca menstruou significa que ainda não pode engravidar, porque os seus órgãos sexuais internos ainda não se desenvolveram para esse fim. Uma rapariga que tem mensalmente a menstruação pode engravidar em qualquer altura do ciclo.
78.“A esporra é salgada ou doce? Ou não sabe a nada?”
Deduzo que com a palavra “esporra” te estejas a referir a sémen ou esperma, que são os termos correctos e que deves utilizar. Se continuas a utilizar palavras inadequadas ao contexto as outras pessoas podem pensar que és inculto(a). As substâncias responsáveis pelo cheiro e sabor do sémen chamam-se aminas e são a putrescina, espermina, espermidina e a caaverina, e conferem ao sémen um sabor mais para o salgado do que para o doce. Posso dizer-te como é e qual é a composição do sémen. O sémen é um líquido denso, gelatinoso, branco e opalino. É constituído por uma mistura de líquidos provenientes dos testículos, vesículas seminais, próstata e glândula de Cowper . Fora do organismo e á temperatura ambiente o sémen fica fluido. Em cada ejaculação emite cerca de 3,5 a 5 ml de sémen e contém entre 200 a 600 milhões de espermatozóides. O sémen constitui um meio nutritivo e protegido que permite a sobrevivência dos espermatozóides durante a sua caminhada até ao óvulo.
79.“Quando se faz sexo com preservativo a mulher precisa mesmo assim de tomar a pílula?”
Se a intenção é prevenir uma gravidez indesejada e ao mesmo tempo as doenças sexualmente transmissíveis, a utilização do preservativo é suficiente desde que se utilize também espermicidas para aumentar a eficácia do preservativo. A pílula não previne as doenças sexualmente transmissíveis, apenas previne a gravidez.
Saúde
1.“Qual é o tipo de cancro mais frequente em Portugal?”
Nas mulheres é o cancro da mama e nos homens é o cancro do recto e do cólon.
2.“Quando uma vitima se afoga o que devemos fazer para a meter de pé?”
A consequência primária do afogamento é a paragem respiratória. A paragem cardíaca é secundária.
Numa situação de afogamento devemos primeiramente verificar se a vitima respira e se tem batimentos cardíacos.
Se não respirar temos de chamar um socorro especializado – 112 – e depois iniciar as manobras de reanimação cardio-respiratória.
3.“Existe outra maneira para salvar uma pessoa sem ser respiração boca a boca?”
Sim existem instrumentos e aparelhos que se utilizam para insuflar ar nos pulmões, utilizados nos hospitais e por serviços de socorro especializado – INEM, nomeadamente máscaras faciais que se colocam sobre a boca e nariz e os insufladores manuais de balão vulgarmente conhecidos como “ambu”
4.“Como evitar doenças cardiovasculares?”
É possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares através da adopção de um estilo de vida mais saudável:
• Não fumar;
• Controlar regularmente a pressão arterial, o nível de açúcar e gorduras no sangue;
• Ter uma alimentação mais saudável, privilegiando o consumo de legumes, vegetais, fruta e cereais;
• Praticar exercício físico moderado com regularidade;
• A partir de uma determinada idade (50 anos para as mulheres e 40 anos para os homens) é aconselhável a realização de exames periódicos de saúde;
• A prevenção deve começar mais cedo para os indivíduos com história familiar de doença cardiovascular precoce ou morte súbita.
5.“Pode se ter uma overdose de álcool?”
Sim, o coma alcoólico é uma overdose de álcool.
6.“O que é a obesidade?”
A obesidade é uma acumulação excessiva de gordura no organismo para além da necessária. Sempre que houver ingestão de alimentos a mais para as necessidades do organismo, o excesso é armazenado sobre a forma de gordura. Estas gorduras vão-se acumulando no organismo provocando um aumento excessivo da sua massa corporal e portanto do peso. Devido a falta de exercício físico por parte das pessoas, e as facilidades que o homem moderno tem hoje em dia (carro, elevadores, escadas rolantes...) são factores que vão contribuir para o aumento de peso.
7.“Qual ou quais as doenças mais difíceis ou dolorosas de ter?”
Existem muitas doenças graves e dolorosas que provocam grande sofrimento físico e psicológico e situações de dependência na realização das actividades de vida diária. Cada pessoa reage de maneira diferente perante o sofrimento e perante as dificuldades.
As doenças crónicas e prolongadas parecem ser as que causam mais sofrimento e dependência, assim como as neoplasias, devido também aos tratamentos a que as pessoas estão sujeitas.
8.“A vacina do colo do útero é prejudicial á nossa saúde?”
A vacina contra o cancro do colo do útero previne o aparecimento de lesões cancerígenas provocadas por algumas estirpes do Papiloma Vírus Humano. Até agora não há evidências científicas de prejudicar a saúde.
9.“Quando se é anoréctica há possibilidades de recuperar?”
Sim é possível, desde que a pessoa em causa tenha os devidos acompanhamentos e queira contribuir para recuperar. A anorexia consiste fundamentalmente numa perturbação dos afectos e o acompanhamento psicológico é fundamental para o sucesso do tratamento.
10.“O que se deve fazer se assistirmos a uma pessoa a ter um ataque cardíaco?”, “O que se deve fazer em ataque cardíaco?”
Nos ataques cardíacos as pessoas sentem uma grande dor no peito, dor pré-cordial, que se estende para o ombro e para o braço esquerdo e também podem sentir falta de ar e ansiedade. Em primeiro lugar chamar um socorro especializado – 112. Colocar a pessoa na posição de sentada ou de semi-sentada com as costas e a cabeça bem apoiadas. Desapertar as roupas (cinto, calças, colarinhos e gravatas) para facilitar a respiração. Acalmar a pessoa falando sempre com voz clara e calma e informá-la de que já se chamou o INEM. Nunca deixar a pessoa sozinha.
11.“O que é a bulimia?”
A Bulimia é uma doença que consiste em episódios de ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas.
12.“O que se faz para se deixar de ser bolimico?”, “O que se faz para se deixar de ser bolimico?”
O tratamento envolve várias vertentes, como: Psicoterapia, aconselhamento dietético, e medicamentos.
13. “O que se deve fazer em caso de AVC?”
AVC significa Acidente Vascular Cerebral e as pessoas vítimas de AVC podem apresentar manifestações diversas consoante a área cerebral afectada. Podem estar conscientes ou com alterações da consciência que podem ir da confusão mental ao estado de coma. Podem apresentar alterações na sensibilidade e na mobilidade de um membro ou de um dos lados do corpo e alteração nos valores da tensão arterial e da frequência cardíaca.
Se a pessoa estiver consciente e sem alterações da função respiratória levá-la ao hospital.
Se estiver inconsciente, garantir a permeabilidade das vias respiratórias e colocar a vítima na Posição Lateral de Segurança. Chamar o 112.
14.“Como se faz respiração boca a boca?”
A respiração boca a boca é uma técnica que se aplica em pessoas que não respiram.
Recomenda-se a utilização de uma máscara de ventilação artificial, para evitar o contacto directo com a vítima. Os passos são os seguintes:
1. Colocar a vítima em decúbito dorsal (de costas)
2. Fazer a elevação da mandíbula e a hiperextensão da cabeça
3. Verificar a permeabilidade das vias aéreas e retirar possíveis corpos estranhos da boca da vítima (dentaduras soltas ou outros)
4. Apertar as narinas com o dedo polegar e o indicador de modo a que fique bem vedado
5. Inspirar profundamente e colocar os lábios á volta da boca da vitima, cobrindo-a totalmente, certificando-se que não há fugas de ar
6. Insuflar lentamente e por duas vezes consecutivas para o interior da boca da vitima, observando se há expansão torácica. Cada insuflação completa deve ter uma duração de 2 minutos.
7. Mantendo a cabeça em extensão e o queixo levantado, verificar se o ar sai e o tórax baixa
8. Repetir o procedimento até uma frequência de 10 a 12 insuflações por minutos, ou seja o intervalo entre as insuflações é de 4 a 5 segundos
9. Continuar com a técnica até a recuperação da vítima ou até a chegada de socorro especializado
15.“O que é que provoca o acne e como podemos evita-lo?”
Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros. Às vezes, os poros bloqueados infectam aparecendo bolhas cheias de pus.
Existem muitos produtos no mercado para tratar e prevenir o acne. Deve-se consultar um médico dermatologista para que ele nos recomende aquilo que é mais adequado para a nossa pele.
16.“Comer muitas laranjas de seguida faz mal á saúde?”
Comer muitas laranjas seguidas pode provocar uma indigestão e a pessoa sentir-se mal disposta.
17.“Com que idade se pode fazer dietas?”
As dietas de emagrecimento em qualquer idade devem ser sempre orientadas por um médico ou nutricionista. As dietas realizadas de qualquer maneira podem ser perigosas e afectar o estado de saúde. A melhor dieta que podemos fazer é restringirmos o consumo de alimentos hipercalóricos, como por exemplo os sumos e os refrigerantes com especial atenção para a coca-cola, batatas fritas, fast-food, comida pré feita (pizzas e lasanhas), bolos, molhos, bebidas alcoólicas e reduzir o sal. Podes ir ao Gabinete e Atendimento a Jovens e obter mais esclarecimentos.
18.“Porque é que o cancro aparece?”, “O que provoca o cancro?”, “O que é que provoca o cancro?”
O cancro surge quando as células normais se transformam em células cancerosas ou malignas. Isto é, adquirem a capacidade de se multiplicarem e invadirem os tecidos e outros órgãos.
A carcinogénese, o processo de transformação de uma célula normal em célula cancerosa, passa por diferentes fases. As substâncias responsáveis por esta transformação designam-se agentes carcinogéneos. São exemplos de carcinogéneos as radiações ultravioletas do sol, os agentes químicos do tabaco, etc.
Para que se desenvolva um cancro é necessário que, de forma cumulativa e continuada, se produzam alterações celulares durante um largo período de tempo, geralmente durante anos.
Como resultado, cresce o número de células que apresentam alterações de forma, tamanho e função e que possuem a capacidade de invadir outras partes do organismo.
19.“O que é a sida?”
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
20.“Quais são os perigos da obesidade?”
Os perigos da obesidade são: maior esforço para respirar, sobrecarga dos ossos e articulações, risco de cancro e outras doenças gerais, diabetes, doenças cardiovasculares.
21.“Com uma alimentação saudável podemos ter doenças graves na mesma?”
Com uma alimentação saudável prevines o aparecimento de muitas doenças graves, como por exemplo diversos tipos de cancro, como o cancro do cólon (intestino), a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial. No entanto há outros factores que podem influenciar o estado de saúde das pessoas como por exemplo a predisposição hereditária para certas doenças e os estilos de vida.
22.“Se convivermos com um fumador, e no entanto não fumarmos podemos apanhar cancro na garganta?”
O fumo inalado por um fumador passivo pode ser ainda mais prejudicial do que o fumo inalado por um fumador activo.
23.“Se so bebermos um ou dois copos por dia de agua estamos a cometer um erro que nos pode prejudicar?”
A água é fundamental para o organismo pois dela dependem muitas das funções reguladoras e metabólicas. O nosso organismo é constituído por 75% de água. Se beberes apenas um ou dois copos de água por dia não estás a fornecer ao teu organismo a quantidade mínima necessária para o seu bom funcionamento. Bebe 8 copos de água (150ml a 200ml cada um) por dia e podes fazê-lo de diversas formas: sumos naturais, chás ou infusões. Não te esqueças de comer frutos vegetais e sopa, pois são alimentos ricos em água.
24.“O que se faz quando um colega esta a sangrar muito do pescoço?”
Se é uma ferida simples, sem gravidade estanca-se a hemorragia com uma ligeira compressão, lava-se a ferida com água morna e sabão líquido neutro e põe-se um penso.
Se é uma ferida grave: ligar para o 112, colocar a pessoa semi-sentada, tentar fazer compressão directa para estancar a hemorragia, estar atento aos sinais de choque por perda de sangue, manter a pessoa aquecida e calma.
25.“Quando alguém se engasga e não consegue tirar o que esta na garganta o que devemos fazer?”
Numa situação de engasgamento em que há obstrução total ou parcial das vias aéreas faça o seguinte:
1. Colocar-se de lado e ligeiramente aras da vítima em posição de equilíbrio
2. Sustenha o tórax da vítima com uma mão e incline-a para a frente
3. Com a outra mão, aplique cinco pancadas secas com a região hipotenar da mão, entra as omoplatas (região interescapular)
4. Se o procedimento anterior não resultar, executar a compressão abdominal também chamada manobra de Heimlich. Manter-se por detrás da vitima e abraçá-la em redor da região epigástrica (entre o apêndice xifóide e o umbigo, na região do estômago)
5. Cerrar o punho sobre essa região e agarrá-lo com a outra mão
6. Executar 5 movimentos bruscos para dentro e para cima, com o objectivo de provocar uma súbita expulsão súbita de ar.
7. Se necessário repetir a sequência – pancadas interescapulares/compressões abdominais até que o corpo estranho saia.
8. Chamar o 112
26“O que devemos fazer quando um colega desmaia?”
Se nos apercebemos que uma pessoa se sente mal e vai desmaiar devemos sentá-la e colocar-lhe a cabeça entre as pernas, desapertar as roupas apertadas e mantê-la assim até recuperar. É importante tentar saber porquê que a pessoa se sentiu mal. Senão comeu, oferecer uma bebida com açúcar.
Se já desmaiou, manter a pessoa deitada de costas, colocar a cabeça em extensão e de lado e elevar as pernas ao nível do coração. Desapertar as roupas.
Após a recuperação, tentar perceber porquê que a pessoa desmaiou e proceder como foi descrito acima
Se a pessoa não recuperar do desmaio com os procedimentos acima descritos, colocar na posição Lateral de Segurança e chamar o 112
27.“Na escola há enfermaria?”
Não, o que eventualmente tem algumas semelhanças com enfermaria é o SASE, onde se encontram materiais para a prestação de primeiros socorros. Também às quartas-feiras, das 11h30 às 13h, a enfermeira Elisa Santos se desloca à nossa escola para que os alunos possam esclarecer algumas dúvidas.
28.“Qual o melhor desporto para a nossa idade?”
O desporto mais completo para qualquer idade é a natação, uma vez que permite trabalhar todas as partes do corpo.
29.“Os chocolates causam borbulhas?”
Existe a ideia de que os chocolates causam borbulhas e até agravam o acne e muitas pessoas afirmam ter essa experiência. No entanto, não há evidências científicas que confirmem essa relação entre as borbulhas e a ingestão de chocolate.
Alimentação
30.“O que é que podemos fazer para melhorar a nossa alimentação e o nosso estado físico?”; “Como é que podemos ter uma alimentação saudável?”
Devemos ter uma alimentação equilibrada e variada. Evitar os fritos, refrigerantes, e fast-food; e dar mais importância aos legumes e frutas. Para melhorar o estado físico devemos fazer exercício físico regularmente.
31.“O que acontece quando se como todos os dias carne?”
Se optares por comer todos os dias carne não estás a ter uma alimentação variada. Se puderes come peixe pelo menos 3 a 4 vezes por semana. O ideal era comeres uma refeição de carne e outra de peixe diariamente. A carne é mais rica em gorduras saturadas e em colesterol que não são benéficas para a tua saúde quando comidas em excesso. Estas gorduras são percursoras das doenças cardiovasculares e da hipertensão arterial. O peixe é rico em gordura polinsaturada, que é essencial ao organismo porque não a consegue sintetizar. O peixe é rico em ácidos gordos ómega 3 que têm uma função protectora do sistema cardiovascular e são fundamentais para o desenvolvimento do córtex cerebral e das capacidades cognitivas nas crianças.
32.“Qual é a razão dos vegetarianos não comerem carne ou peixe?”
Por opção…
33.“Qual a fruta mais completa?”
Existem muitos frutos no mundo, muitos dos quais desconhecemos. Não te sei dizer qual é a mais completa (em quê?). Todas as frutas são benéficas para a saúde e cada uma tem propriedades particulares que nós podemos utilizar: por exemplo as ameixas, o kiwi, as peras e as uvas são óptimas para regular o funcionamento do intestino. A melancia é rica em água e é por isso uma fruta de verão.
34.“A beterraba sabe a quê?”
Eu gosto muito de beterraba crua e ralada nas saladas ou então cozida (deve ser cozida com a casca, previamente bem lavada) e temperada com azeite e vinagre. Também há beterraba em conserva que é uma delícia. Experimenta para saberes ao que sabe que eu não consigo explicar-te. Boa sorte.
35.“Sou doida por chocolates, mas não engordo. Porquê?”
Deduzo pela tua pergunta que deves comer muitos, mas não engordas. Ainda bem, mas isso não vai durar para sempre. Provavelmente não engordas agora porque és jovem e consegues gastar toda essa energia açucarada no teu dia a dia. Não te esqueças de lavar os dentes depois de comer os chocolates.
36.“A salada faz bem?”
A salada não deve ser dispensada na nossa alimentação, é essencial e faz muito bem. É dos alimentos que se deve comer em maior quantidade.
37.“As empadas engordam mais que os pães com fiambre?”
Uma empada, de certeza absoluta que engorda mais que um pão com fiambre, principalmente se for de massa folhada. Os outros tipos de massa também são feitas com margarinas, ao contrário do pão que tem apenas água e farinha. Além disso, as empadas apresentam diversos recheios que também são muito ricos em gordura. A empada tal como outros salgadinhos é um alimento hipercalórico.
38.“Como é que se sabe que uma pessoa tem algum distúrbio alimentar?”
Os distúrbios alimentares mais conhecidos são a obesidade, a anorexia e a bulimia.
A obesidade caracteriza-se por um aumento excessivo de peso, devido a um aumento da gordura do organismo. A anorexia e a bulimia afectam sobretudo adolescentes do sexo feminino e têm como característica comum a perda e peso associada a uma progressiva mudança de comportamento. Estas duas doenças não são apenas distúrbios orgânicos, têm por base uma perturbação dos afectos, em que as adolescentes pensam que os outros não as apreciam pelo seu aspecto. Alguns dos sinais são: perda visível de peso, ideia errada do seu peso, constantes desculpas para não comer, pesagens constantes, isolamento social, perda da força muscular, menstruação irregular ou inexistente.
Se conheces alguém que aches que pode ter alguns destes problemas, não fiques indiferente, AJUDA-O. A anorexia e a bulimia podem levar á morte.
39.“Quantas peças de fruta devo comer por dia?”
3 a 5 peças
40.“Qual a comida mais saudável que se pode comer?”
È aquela que contiver representantes dos vários grupos da roda de alimentos nas devidas proporções de acordo com as instruções da roda dos alimentos. Podes tu criar esse alimento ou refeição. Mas podes repartir essa variedade pelas várias refeições de um dia. Não te esqueças da água e lembra-te que a sopa contém vários alimentos diferentes.
41.“Que tipos de dietas podemos fazer na nossa idade?”
Se não sofreres de obesidade, que significa um aumento do índice da massa corporal para se traduz por aumento de peso, a tua dieta é fazeres uma alimentação saudável, com moderação no consumo de: sal (sal adicionado na comida, aperitivos, batatas fritas de pacote, comida pré-feita) e açúcares (doces, bolos, cremes doces, refrigerantes, chocolates) e gorduras (margarinas a tua idade e que e manteigas, natas, molhos e carnes muito gordas e comida pré-feita ). Mas se tem dúvidas relativamente ao teu peso vai ao Gabinete de Atendimento a Jovens e fala com a enfermeira.
42.“Quantas vezes por dia se deve comer?”
Devem fazer-se 5 refeições por dia. Pequeno – Almoço, Almoço, Jantar, Lanche da manhã e lanche da tarde.
43.“Qual é o alimento com mais vitaminas de todo o mundo?”
Nenhum alimento é capaz de suprir sozinho todas as nossas necessidades de vitaminas. Mas, podemos dizer que, o alimento mais completo é o fígado de qualquer animal, pois é aquele que reúne um maior número de vitaminas.
44. “Os refeitórios proporcionam comida saudável?”
Infelizmente, constatou-se por um estudo realizado pela revista Pró-Teste a alguns refeitórios de escolas e universidades, que a maioria não proporcionava refeições saudáveis a os alunos e funcionários da escola, assim como punha em causa alguns procedimentos de segurança e higiene.
45.“O gás das bebidas faz mal?”
O gás que existe nas bebidas e águas chama-se dióxido de carbono e não faz mal, não é tóxico e pode ajudar em situações de enfartamento pois aumenta a acidez gástrica e acelera a digestão. No entanto, o consumo deste tipo de bebidas não é aconselhável a pessoas que sofrem de alguns problemas de estômago e de refluxo gastroesofágico.
Sexualidade
46.“Reparei que algumas raparigas da minha idade, que são gordinhas e os seus órgãos sexuais já começaram a trabalhar, como ter o primeiro período. Mas existem outros, como eu, que são mais magros e ainda nem sequer tem pelos nos sovacos. Porquê?”
As transformações do corpo que surgem na adolescência acontecem a todos os rapazes e a todas as raparigas, mas não necessariamente na mesma altura ou idade. Cada rapaz e cada rapariga tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e as mudanças no corpo acontecem na altura certa para cada um. Além disso, as raparigas são mais precoces que os rapazes, ou seja as transformações do corpo típicas da adolescência começam mais cedo nas raparigas do que nos rapazes.
47.“Devo usar dois preservativos ao mesmo tem no dia-a-dia?”
Não precisas de utilizar dois preservativos ao mesmo tempo, basta um, quer para prevenir uma gravidez, quer para prevenir uma doença sexualmente transmissível.
48.“Porque é que fazer sexo dá calor?”
Durante a excitação sexual e o orgasmo acontecem muitas alterações no organismo que não se limitam só ao aparelho sexual, tais como: aumento da frequência respiratória, da frequência cardíaca e da tensão arterial e aumento da temperatura corporal. Tanto no homem e na mulher o orgasmo faz-se acompanhar de uma grande sensação de calor e após uma sensação de relaxamento e bem-estar.
49.“Quando se leva no cu dói?”
A expressão que utilizaste “leva no cu” não é a mais correcta para utilizares neste contexto. É importante aprenderes que há expressões que podes utilizar em privado com os teus amigos, mas nunca num contexto de formação em que sabes que outras pessoas que tu não conheces vão ler. Não é adequado nem educado. O termo adequado é sexo anal.
É natural que o sexo anal seja doloroso, devido á anatomia do esfíncter anal.
50.“E possível serem transmitidas doenças usando o preservativo?”
Não. O preservativo é considerado como o melhor método para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Para ser eficaz, o preservativo deve ser usado correctamente. Existe uma resposta que explica como se deve usar o preservativo. Se quiseres mais informações vai ao GAJ (Gabinete de Atendimento a Jovens).
51.“A pílula deve ser tomada todos os dias?”
Sim, a partir do momento em que se começa a tomar a pílula deve ser tomada todos os dias, excepto no respectivo período de interrupção de uma semana.
52.“Como é que é o preservativo feminino?”
O preservativo feminino é uma bolsa de poliuretano de dezessete centímetros que se ajusta na vagina. É um método contraceptivo de barreira que protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Quando usado juntamente com espermicidas previne a gravidez não desejada.
53.“O tamanho do pénis importa na sexualidade?”
Não. Existe a ideia de que quanto maior é o pénis maior prazer se sente ou maior prazer se pode proporcionar á companheira. Isto não é verdade pelas seguintes razões: as diferenças de tamanho entre os pénis tendem a desaparecer quando estão em erecção, isto é, os grandes e os pequenos ficam praticamente do mesmo tamanho; na relação sexual coital a vagina adapta-se aos vários tamanhos; de acordo com estudo efectuado, as raparigas não dão importância ao tamanho do pénis dos rapazes, dão mais importância aos sentimentos e valores que os rapazes têm como por exemplo a sinceridade e a amizade, a meiguice e o sentido de humor. Não existe prtanto relação entre o tamanho do pénis e o prazer que se sente. Não nos devemos preocupar minimamente com isso.
54.“O que é a menopausa?”
A menopausa é o período da vida da mulher em que os ovários param de funcionar e deixam de produzir estrogéneos , o que faz com que a mulher deixe definitivamente de ter menstruação e de poder engravidar.
55.“A que idade devemos ter a nossa primeira relação?”, “A que idade se deve começar a actividade sexual?”
Não te posso dizer uma idade certa. A maioria das pessoas chama relação sexual á relação em que existe penetração do pénis na vagina: No entanto, há outras formas de expressar a sexualidade. A relação sexual é uma das formas de expressar a sexualidade e não há uma idade certa para as iniciar. Não é aconselhável cedo de mais porque os órgãos sexuais ainda não estão devidamente desenvolvidos e esta decisão depende sempre do grau de maturidade emocional da pessoa e se ela está devidamente informada das implicações e possíveis consequências de uma relação sexual. Se entre os teus amigos e amigas alguém já teve a sua primeira relação sexual, isso não significa que tu tenhas de fazer o mesmo. O importante é perceber que esse início depende sempre da vontade, da decisão de cada pessoa e da informação que lhe permita viver as relações sexuais e a sexualidade de um forma feliz, saudável e responsável
A decisão de iniciar as relações sexuais deve ser do casal, ambos devem querer fazê-lo, quando se sentirem preparados para tal e devidamente informados sobre as formas de prevenir uma gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis. Aconselha-se que os adolescentes antes de iniciarem a sua vida sexual recorram a uma consulta de adolescentes. Esta consulta existe no Centro de Saúde do Viso, todas as quartas-feiras,
Rua Batalha Viso, 46, 2900, Setúbal, Telef. 265 536 570. Se quiseres podes ir ao Gabinete de Atendimento a Jovens da tua escola e falar com a enfermeira para obteres mais informações.
56.“Sexo anal é seguro?”
As doenças sexualmente transmissíveis também se transmitem pela prática de sexo anal, por isso recomenda-se a utilização de preservativo quando realizada com parceiros que se desconhece o seu passado e estilos de vida.
57.“Quando é que começa a puberdade nos rapazes?”
Iniciam a sua puberdade por volta dos 10-12 anos
58. “Como se faz sexo?”, “Como é que se faz sexo?”
Todos os jovens e adultos sentem uma grande curiosidade pelo sexo e todos têm uma grande vontade de experimentar. Normalmente começa-se pelos beijos e as carícias. O sexo não é como tirar a carta de condução, isto é, não há uma idade certa para começar a ter relações sexuais. Essa opção é exclusivamente tua. Tudo depende do teu desejo, da tua segurança, dos teus sentimentos. Juntamente com o desejo surgem dúvidas e inseguranças, que podem provocar alguma ansiedade: será que vou conseguir? Vou fazer tudo bem? Será que ele(a) vai gostar? Vai doer? Que método anticoncepcional vamos usar? Não há uma resposta para estas dúvidas, pois as situações variam de pessoa para pessoa e a experiência ajudará a melhorar o que possa não ter sido tão bom. O melhor é partilhares as tuas dúvidas com o teu par, assim como o que sentes, desejas ou esperas que aconteça. Não te esqueças que a ternura, o afecto e a compreensão são essenciais numa relação: a relação sexual é um momento de afecto e não apenas uma união de corpos. Mais do que sexo deve-se fazer amor, verdadeiramente.
59.“O que é o clítoris?”
O clítoris é uma pequena saliência situado na junção dos dois pequenos lábios (na parte superior da vulva). Desempenha um papel importantíssimo na sexualidade feminina. Esta saliência torna-se duro e aumenta de volume durante a excitação sexual. É a estimulação do clítoris que provoca o orgasmo na mulher.
60.“O que é o ponto g?”, “O que é o ponto G?”
O ponto G ou ponto de Gräfenberg é uma pequena área na mulher atrás do osso púbico perto do canal da uretra e acessível através da parede anterior da vagina. Tendo assumido que uma zona erógena é aquela que quando estimulada conduz a elevados níveis de excitação sexuais e ao orgasmo.
61.“Devemos contar aos nossos pais a nossa vida sexual?”
Se te sentes á vontade para falar com os teus pais sobre alguns aspectos da tua vida sexual, acho que sim, Pode ser bom falar e partilhar alguns assuntos, aproxima as pessoas e gera-se um clima de maior confiança. Às vezes há assuntos ou situações que não sabemos muito bem como resolver e a visão de uma pessoa que já passou pelo mesmo pode ajudar.
Se não te sentes á vontade de falar com os teus pais, mas gostarias de o fazer, arranja oportunidades para lhes dizeres que gostarias de falar com eles sobre assuntos teus.
Os pais podem ser bons conselheiros.
62.“O que é o orgasmo?”
O orgasmo é a conclusão do ciclo de resposta sexual que corresponde ao momento de maior prazer sexual. Pode ser experimentado por ambos os sexos, dura apenas breves segundos e é sentido durante o ato sexual ou a masturbação causando uma intensa excitação das zonas erógenas genitais. O orgasmo pode ser detectado com a ejaculação na maioria das espécies de mamíferos masculinos.
63.“Pode se ter um orgasmo sem se estar a ter relações sexuais?”
Sim, o orgasmo pode acontecer sempre que existe excitação sexual, durante a masturbação ou até quando o adolescente está a dormir e tem uma ejaculação durante o sono – chamam-se os sonhos molhados.
64.“Porque é que durante as relações sexuais se tem orgasmos?”
O orgasmo é a conclusão da relação sexual e corresponde ao momento da libertação da tensão sexual acumulada e produz uma intensa sensação de prazer.
No entanto, nem sempre uma relação sexual conduz ao orgasmo, ou seja, pode-se ter relações sexuais e não se atingir o orgasmo. Se entendermos que existem várias formas de expressar a sexualidade e de obter prazer, duas pessoas podem estar juntas, trocarem carícias, descobrirem o corpo uma da outra sem atingirem o orgasmo. Tudo pode dar prazer e cada experiência é diferente de outras e igualmente agradável
65.“Os homens e as mulheres têm de usar preservativo?”, “Os homens e as mulheres têm os dois de usar preservativo?”
Numa relação sexual basta usar-se o preservativo masculino ou o preservativo feminino de acordo com a opção do casal. A utilização do preservativo é sempre pertinente para evitar uma gravidez não desejada ou as doenças sexualmente transmissíveis.
66.“O que é uma pivia?”
Em calão, pívia significa masturbação. Em Moçambique, pívia significa “sem préstimo”. Em Aveiro também existe uma comida chamada Pívia de bacalhau.
67.“Há cura para ejaculação precoce?”
A ejaculação precoce existe se o casal entende que não está satisfeito com o momento em que acontece a ejaculação e o orgasmo ou seja, se acontece cedo de mais para um dos parceiros. Podem existir causas orgânicas, mas na maior parte dos casos está associado á inexperiência, ao stress, á ansiedade. O tratamento pode passar pela toma de medicação e por vezes, pela intervenção psicoterapêutica e pela aprendizagem para retardar o momento do orgasmo.
68.“Quais são as consequências de tomar a pílula e as vantagens?”
A pílula previne a gravidez e a sua grande vantagem é apresentar uma eficácia de 99%, quando tomada correctamente. É fácil de utilizar, regula os ciclos menstruais, diminui o fluxo menstrual e diminui as dores. Previne o cancro do ovário e do endométrio e a doença fibroquística da mama. É um medicamento e por isso apresenta alguns efeitos secundários, devendo sempre ler-se a bula antes de tomar e sempre que houver dúvidas. Os efeitos secundários mais frequentes são dores de cabeça, incluindo enxaquecas, retenção de líquidos, alterações do peso (aumento ou diminuição). É importante saber que uma das contra-indicações da pílula é o tabaco. Pílula e tabaco não combinam.
69.“Com quantos anos é que os cães podem ter relações sexuais?”
Não faço a mínima ideia, mas um veterinário deverá saber…
70.“Como se usa o preservativo?”
O preservativo só é eficaz se utilizado correctamente. As regras correctas são as seguintes.
Verificar o prazo de validade e se a embalagem não está danificada
Abrir a embalagem com cuidado para não danificar o preservativo
Deve ser colocado com o pénis erecto
Deve ser retirado logo após a erecção
Com o pénis em erecção, segurar pela ponta do preservativo (reservatório) colocar na glande e desenrolar sobre o pénis (atenção a unhas ou pulseiras que possam romper o preservativo)
Depois da ejaculação deve-se retirar o preservativo, segurando-o pela base do pénis
Deve-se de seguida dar um nó de modo a que o esperma fique retido, e deitar fora em local apropriado, nunca para o chão!
71.“E melhor utilizar preservativo masculino ou feminino?”
Em Portugal o preservativo masculino tem sido mais utilizado, uma vez que o feminino não teve grande aceitação pelas mulheres. Agora está-se a tentar reintroduzi-lo novamente. Ambos são eficazes para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e quando associados a espermicidas (substâncias químicas que se introduzem na vagina e neutralizam os espermatozóides) previnem eficazmente uma gravidez não desejada. O casal é que deverá decidir qual dos dois se adapta melhor ás suas necessidades.
72.“Como se começa a ter relações sexuais?”
A maioria das pessoas chama relação sexual á relação em que existe penetração do pénis na vagina: No entanto, há outras formas de expressar a sexualidade. A relação sexual é uma das formas de expressar a sexualidade e não há uma idade certa para as iniciar. Não é aconselhável cedo de mais porque os órgãos sexuais ainda não estão devidamente desenvolvidos e esta decisão depende sempre do grau de maturidade emocional da pessoa e se ela está devidamente informada das implicações e possíveis consequências de uma relação sexual. Se entre os teus amigos e amigas alguém já teve a sua primeira relação sexual, isso não significa que tu tenhas de fazer o mesmo. O importante é perceber que esse início depende sempre da vontade, da decisão de cada pessoa e da informação que lhe permita viver as relações sexuais e a sexualidade de um forma feliz, saudável e responsável
A decisão de iniciar as relações sexuais deve ser do casal, ambos devem querer fazê-lo, quando se sentirem preparados para tal e devidamente informados sobre as formas de prevenir uma gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis. Aconselha-se que os adolescentes antes de iniciarem a sua vida sexual recorram a uma consulta de adolescentes. Esta consulta existe no Centro de Saúde do Viso, todas as quartas-feiras,
Rua Batalha Viso, 46, 2900, Setúbal, Telef. 265 536 570. Se quiseres podes ir ao Gabinete de Atendimento a Jovens da tua escola e falar com a enfermeira para obteres mais informações.
73. “O que é melhor? Um vibrador ou um dildou?”
Não faço a mínima ideia. Penso que deve ser uma opção pessoal, não achas?
74.“Fazer sexo dói?”
Existe a ideia generalizada de que a primeira relação sexual nas raparigas é dolorosa, porque são virgens, mas nem sempre é assim. A dor está relacionada com o facto de na primeira relação se estar menos descontraída e nervosa. A vagina é um canal elástico que se adapta á dimensão do pénis e a primeira relação não tem que ser dolorosa.
75.“O sexo é muito importante para a vida?”
A sexualidade está presente, embora de formas diferentes, ao longo de toda a nossa vida. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e por isso, influencia a nossa saúde física e mental. É a sexualidade que nos faz sentir homens ou mulheres (identidade sexual). A sexualidade permite a expressão física do amor e pode reforçar a relação amorosa. Permite ao homem e á mulher terem filhos. A sexualidade é responsável pelos desejos e pelo prazer que acompanham os pensamentos e as actividades sexuais. A sexualidade, integrada numa relação afectiva pode e deve ser vivida de uma forma responsável, partilhada, e em igualdade.
76.“E possível a masturbação tornar-se um vicio?”
Não, a masturbação pode ser mais frequente em determinadas fases da vida, como por exemplo, na adolescência, ou em alturas de maior stress. Todas as pessoas se masturbam, homens e mulheres, uns mais que outros e daí não vem problema nenhum para a saúde.
77.“Pode-se engravidar quando as raparigas não têm período?”
Se a rapariga nunca menstruou significa que ainda não pode engravidar, porque os seus órgãos sexuais internos ainda não se desenvolveram para esse fim. Uma rapariga que tem mensalmente a menstruação pode engravidar em qualquer altura do ciclo.
78.“A esporra é salgada ou doce? Ou não sabe a nada?”
Deduzo que com a palavra “esporra” te estejas a referir a sémen ou esperma, que são os termos correctos e que deves utilizar. Se continuas a utilizar palavras inadequadas ao contexto as outras pessoas podem pensar que és inculto(a). As substâncias responsáveis pelo cheiro e sabor do sémen chamam-se aminas e são a putrescina, espermina, espermidina e a caaverina, e conferem ao sémen um sabor mais para o salgado do que para o doce. Posso dizer-te como é e qual é a composição do sémen. O sémen é um líquido denso, gelatinoso, branco e opalino. É constituído por uma mistura de líquidos provenientes dos testículos, vesículas seminais, próstata e glândula de Cowper . Fora do organismo e á temperatura ambiente o sémen fica fluido. Em cada ejaculação emite cerca de 3,5 a 5 ml de sémen e contém entre 200 a 600 milhões de espermatozóides. O sémen constitui um meio nutritivo e protegido que permite a sobrevivência dos espermatozóides durante a sua caminhada até ao óvulo.
79.“Quando se faz sexo com preservativo a mulher precisa mesmo assim de tomar a pílula?”
Se a intenção é prevenir uma gravidez indesejada e ao mesmo tempo as doenças sexualmente transmissíveis, a utilização do preservativo é suficiente desde que se utilize também espermicidas para aumentar a eficácia do preservativo. A pílula não previne as doenças sexualmente transmissíveis, apenas previne a gravidez.
domingo, 3 de maio de 2009
Mala de Primeiros Socorros
Subscrever:
Mensagens (Atom)