O porquê da escolha deste tema

Os primeiros socorros sao uma serie de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situaçoes de emergencia, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, ate a chegada de atendimento medico especializado.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são para atender vitimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, inêndios, afogamentos catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou para atender pessoas que passem mal: Ataque cardiaco, ataques epilépticos, convulsoes, etc...Escolhemos trabalhar sobre este tema pois é um assunto que se insere na nossa área de estudo, ciências e tecnologia, e é algo que pode ser útil a qualquer pessoa para ajudar a salvar vidas. Queríamos também ajudar a nossa escola, uma vez que esta não esta preparada com o devido equipamento no caso de ser necessário socorrer alguém (que tanto pode ser um aluno, como um professor ou um funcionário).

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Simulacro

Ao longo desta semana fomos às turmas de 7ºano falar sobre as regras de segurança da escola em caso de catástrofe, e explicar como funciona a planta de emergência e os locais onde esta se encontra. O nosso principal objectivo era que os novos alunos da escola soubessem como reagir no caso de emergência.

Hoje, no último bloco de aulas da manhã, ocorreu o simulacro. Estáva previsto termos cronometrado o tempo que a escola demorava a ser evacuada, mas estávamos a ter uma aula de educação fisíca (e como não sabiamos quando ia ocorrer esta simulação), não foi possivel realizar a cronometragem prevista.

Apenas nos apercebemos do simulacro quando vimos vários alunos a sairem da escola e deslocarem-se para o pátio. Posto isto fomos para dentro da escola verificar se estava a correr tudo bem nos corredores. Quando chegámos já só encontramos alguns funcionários e professores. No entanto deparámo-nos também com alguns erros que devem ser corrigidos com a maior brevidade:

- no ginásio pequeno não se ouve a campainha da escola, quando lá chegámos estava a decorrer uma aula, normalmente, sem que nenhum aluno nem professor se tenha apercebido do que se estava a passar. Numa situação real poderia originar graves problemas...

- no refeitório deparámo-nos com o mesmo problema, ninguém ouviu o alarme da escola. Estavam lá dentro funcionários e alunos a almoçar, e apesar de verem a agitação lá fora não largaram os seus almoços, pois associaram logo que se trataria de um simulacro. Até era mas poderia não ser, e todo aquele aparato foi insignificante para as pessoas que se encontravam no refeitório.

Sem comentários: